Quantcast
Voltar

Gastronomia » Gastronomia

Gastronomia da Coreia do Norte


terça 15 junho de 2010 - 09:13:38

Bul Go Gi

Bul Go Gi

E nosso primeiro adversário na Copa de 2010 é a Coreia do Norte.  Um país que é governado por uma ditadura super violenta a quase 70 anos,  não tem muito destaque na gastronomia internacional.  

Os pratos coreanos não são complicados de serem feitos. Comparando com a cozinha japonesa e a chinesa, nas Coréias não utilizam tanto óleo quanto os chineses, mas se cozinha os alimentos mais do que os japoneses.  A culinária coreana é conhecida por ser muito apimentada e temperada. Os ingredientes mais utilizados são o alho, cebolinha verde, gengibre, molho de soja, molho de pimentão, óleo, pimenta vermelha, sementes de gergelim e o vinagre.

Panquecas, massas, frutos do mar, risotos, Pajeon (legumes e frutos do mar fritos), pratos com macarrão, Sundae (salsicha recheada com feijão e vegetais), Ramyeon (lámen - macarrão com ervas e legumes - com carne de porco ou peixe) e o Gimbap (uma espécie de sushi feito com arroz, alga, legumes e omelete) são pratos muitos apreciados entre os coreanos. Porém, a base de qualquer refeição é composta por arroz, sopas e o tradicional prato Kimchee. Na mesa, além da trinca básica, existem os banchans, diversas tigelinhas com vegetais, temperos e pequenas frituras. Em restaurantes, os banchans geralmente são repostos gratuitamente.
As sopas são geralmente feitas com legumes e vegetais, carnes, peixes ou frutos do mar. Uma pasta de pimenta temperada e misturada com vinagre, açúcar, peixes e frutos do mar também é muito apreciada.

O prato mais conhecido na culinária coreana é o Kimchee, alimento que estimula o apetite e é rico em fibras e vitamina C. Feito com quase todos os vegetais, o Kimchee tem mais de 150 maneiras diferentes de ser preparado. O prato é uma conserva de vegetais, feito geralmente com acelgas. O Kimchee é um alimento muito apimentado, pois contém pimenta vermelha em pó ou em pasta. A culinária coreana consiste em uma dieta saudável, à base de nutrientes sem muita gordura. Para saciar a sede, os coreanos bebem chá, servido muito quente no inverno e muito gelado no verão.

O Bul Go Gi (pronuncia Pulgogi) é o famoso churrasco coreano. As diferenças com o brasileiro são muitas. Para começar, a carne, contrafilé, é assada na phan, uma chapa cônica de ferro que é colocada na própria mesa do freguês. O prato vem com 16 acompanhamentos, entre eles pepino, alface, escarola, arroz, nabo e o kim-tchi. Comer o gostoso bul go gi é um ritual. Todos se sentam em volta da mesa. A comida é horizontalizada. Não tem entrada, prato principal e sobremesa. É tudo junto.
A culinária exótica da Coreia é um capítulo à parte, carne de cachorro, rato e outros bichinhos compõem essa linha gastronômica.

Costumes à mesa do coreano:
-Cada pessoa possui sua própria tigela de arroz e de sopa.
-Na etiqueta coreana, não ergue a tigela ao comer, uma prática feita na culinária japonesa e chinesa.
-Os coreanos utilizam tesouras em suas refeições. São utilizadas para cortar costelas, assados e grandes fios de macarrão.
-Quando for degustar fatias grelhadas, segure a alface aberta, na mão esquerda.
-Com o hashi, coloque o arroz, a carne e os temperos, como se estivesse montando um sanduíche. Enrole com as mãos e aí sim, coma.
-Para os coreanos, muita conversa entre as refeições traz má sorte.
-Na culinária coreana, o principal objetivo na refeição é matar a fome ao invés de saborear a comida.
-A tradição coreana diz que não podem faltar três cores na mesa: o branco (o arroz), o vermelho (a pimenta) e o verde (as verduras).

Receita :
 BUL GO GI
ingredientes:
-700 g de filé ou contrafilé
-Folhas de alface
-Gergelim
-Pasta de soja (missô)

Para marinada: 5 colheres de sopa de cebolinha verde bem picada, 1 colher de chá de sementes de gergelim torradas, 1 colher de chá de glutamato monossódico, pimenta do reino, 1 colher de sopa de óleo de gergelim, 1 colher de sopa de molho de soja, 1 colher de chá de alho triturado, 1 colher de sopa de açúcar.

Para a pasta de soja (missô): 1 colher de sopa de cebolinha verde picada, 1 colher de sopa de pimentão verde picado, 1 colher de sopa de sementes de gergelim, ½ colher de chá de óleo de gergelim, 2 colheres de sopa de cebola picada, ½ colher de chá de alho picado, ½ colher de sopa de açúcar, ½ xícara de água.
Preparo:
- Corte a carne em fatias bem finas. Misture todos os ingredientes da marinada e reserve. Misture todos os ingredientes do missô, leve ao fogo e deixe ferver. Reserve. Deixe a carne de molho na marinada, por 1 hora. Em frigideira, frite a carne no óleo de gergelim.
- Ponha a carne junto com alface, gergelim, molho missô, arroz cozido. Na hora de colocar no prato coloque pequenas porções da carne e dos acompanhamentos sobre o arroz e sirva-se com o Su Kal (colher).
 


Comentários



Voltar